NAMPULA – Assembleia Provincial defende a promoção das reservas alimentares para redução de bolsas de fome

A Assembleia Provincial (AP) de Nampula insta aos governos locais no sentido de intercederem junto das comunidades para a criação de reservas alimentares no sentido de se e evitar bolsas de fome nos próximos meses.

O Presidente do órgão, Amisse Ibraimo Mahando disse que uma melhor planificação permite que a população consiga vender uma parte dos seus produtos, tendo sempre em conta, a questão alimentar, reduzindo deste modo, a dependência em caso de qualquer situação calamitosa.

Aquele político falava na abertura da décima segunda sessão da Assembleia provincial (órgão fiscalizador e deliberativo) que termina esta quarta-feira, na cidade de Nampula.

Em Nampula tem sido prática, os camponeses esgotarem todas as suas reservas mesmo no princípio de cada época de colheita, por ganância de dinheiro ou aliciados pelos comerciantes informais, facto que depois os coloca em situações de mendicidade.

Na sessão da AP, o governo da província de Nampula assegurou que a segurança alimentar está assegurada, mas reconheceu que o cenário pode vir a mudar em alguns distritos, sendo por isso que se devem tomar as precauções necessárias.

Com uma área total de 52.155 hectares e uma variação de temperatura média anual de 22 a 62 graus, Nampula conta com uma população de cerca de seis milhões de habitantes, na sua maioria , dependente da agricultura como a sua base de sobrevivência.   

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *