O Presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) Albachir Macassar, desafia as academias, a média, incluindo os órgãos de tomada de decisão, no sentido de unirem esforços na procura de soluções sobre os problemas cibernéticos.
“Porque esta é uma tarefa de todos, gostaríamos de convidar as entidades do governo, do sector privado, da sociedade civil, da academia e dos órgãos de comunicação social neste esforço de fazer mais, por acreditarmos que a governação da internet e a protecção do cidadão e dos profissionais no espaço cibernético só pode ser assegurada com a participação activa de todas as forças vivas da sociedade, principalmente, na formação e mobilização do cidadão para um comportamento responsável”, frisou a fonte
Albachir Macassar aproveitou a oportunidade para de forma veemente, desencorajar e condenar todas as eventuais formas de atentados contra as liberdades de imprensa e de expressão, ao mesmo tempo que reafirmou o compromisso da instituição que dirige em apoiar incondicionalmente, aos profissionais de comunicação social “na sua árdua tarefa de informar e formar a sociedade.
O Presidente do CNHD deixa um recado para toda a classe jornalística em Moçambique em além-fronteiras. “Os profissionais de comunicação social devem ser capacitados para utilizar ferramentas como a busca reversa de imagens, análise de dados e verificação de fontes confiáveis”.
O Presidente do CNDH falava na abertura do seminário regional de formação de mais de 30 jornalistas em matéria de cobertura eleitoral na era digital que encerra esta terça-feira, na capital provincial de Nampula. Durante dois dias, os profissionais de comunicação social vão se debruçar sobre variados temas para o enriquecimento das suas abordagens jornalísticas na era digital.