Quatro simpatizantes do PODEMOS foram detidos, na cidade de Nampula, durante uma manifestação organizada pela direcção do Partido e o seu candidato as presidenciais, nas eleições da última quarta-feira, por alegada tentativa de perturbação da ordem.
Gilberto Inguane, director da Ordem no Comando Provincial da corporação numa comunicação oficial com os jornalistas, disse que tudo começou numa pequena “passeada” de Venâncio Mondlane que, desde as primeiras horas desta quarta-feira, se encontra na chamada capital do norte, no quadro dos preparativos para uma greve nacional, na próxima segunda-feira.
Acompanhado pelos seus seguidores, Venâncio Mondlane teria tentado mudar de rotas e sem protecção policial, difundido mensagens de incitação à violência, conforme referiu Inguane, em conferencia de imprensa.
Gilberto Inguane confirma ter havido uma agitação em algumas ruas e avenidas da urbe, provocada pela caravana de Venâncio Mondlane e justiça que a intervenção policial tinha vista evitar situações de perturbação da ordem pública.
Embora a ambiente tenha voltado a normalidade, a fonte diz que a polícia continua atenta para travar qualquer tentativa de manobra, a ser organizada pelos políticos, neste período que se aguarda pelos resultados eleitorais.
A nossa reportagem tem informações relacionadas com o registo de feridos, mas Gilberto Inguane não confirma e nem desmente, tendo prometido pronunciar se nas próximas ocasiões.