Cidade de Nampula: Queima de pneus dita encerramento do mercado do peixe

Uma acção violenta, caracterizada de queima de barracas de venda de refeições e refrigerantes, incluindo de pneus em plena via pública, como protesto aos resultados eleitorais do passado dia 9 de Outubro, ditou o encerramento, esta quinta-feira, do maior mercado de peixe da cidade de Nampula.

Grupos de jovens, constituídos, maioritariamente, de simpatizantes do PODEMOS e oportunistas simularam uma manifestação marcada por queima de pneus nas imediações deste mercado.

Isidro Samuel, proprietário de uma pequena ferragem, localizada no referido mercado, não abriu as portas ao público, mas preferiu não se ausentar do seu estabelecimento comercial, receando que fosse vandalizado por indivíduos que se aproveitam da manifestação, para saquearem as lojas.   

Parte de milhares de vendedores que têm o mercado dos belenenses, a sua única fonte de sobrevivência ou de rendimento económico viu-se privada do direito de exercer a sua actividade, uma situação que se reflecte de forma negativa na sua própria vida e das suas famílias.

Momade Yassine, gerente de um estabelecimento comercial, referiu, por seu turno, dos prejuízos enormes, resultantes da paralisação da actividade. De acordo com a fonte, a paralisação da actividade, traz consigo desvantagens no pagamento das rendas, salários para os trabalhadores, entre outras despesas correntes.        

Belenenses faz parte dos cerca de 40 mercados em funcionamento na cidade de Nampula e colhe comerciantes formais e informais de peixe fresco, seco, salgado, frangos vivos ou congelados, carne diversa, feijões, hortaliças, frutas e tubérculos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *