Mais de 10 mil alunos do ensino primário, com destaque para as quartas e sextas classes deixaram de estudar, através das línguas maternas e em português na província de Nampula.
Esta foi uma das preocupações levantadas na primeira reunião provincial de Planificação da Educação e Desenvolvimento Humano que termina, esta quinta-feira, na cidade de Nampula.
Faruk Carim, Chefe do Departamento de Estudos e Planificação disse que cerca de 500 professores leccionam de forma empírica, ou seja, sem a devida capacitação, devido a factores relacionados com a fraca operação do Programa Saber, uma das bases da modalidade bilíngue.
Em Nampula, o ensino bilingue decorre em 17 dos 23 distritos da província. Deste número, 13 estão sob responsabilidade do Programa Saber. Neste momento, 60 escolas erradicaram o sistema bilíngue, principalmente nos distritos de Muecate, Nampula, Moma e Ribáuè. Em termos de aproveitamento escolar, os dados do Sector de Educação também não são encorajadores.
O SABER é um programa que visa melhorar a qualidade de ensino da 1ª à 6ª classe por meio de ensino bilíngue. O programa, que seria implementado num período de cinco anos (2022/2027) com um alcance temporal de mais de 2.407.362 alunos, 3.879 escolas e 27.205 professores de 39 distritos nas províncias de Nampula e Zambézia.