Nampula: Funcionária da Educação está sob investigação pelo envolvimento no esquema de corrupção

Uma funcionária do Sector da Educação e Desenvolvimento Humano está sob fortes investigações no sentido de se aferir o grau do seu alegado envolvimento no esquema ilícito de contratações dos professores para o ingresso no sistema educativo.

O facto foi confirmado pelo Director Provincial da instituição, Williamo Tunzine, em declarações à imprensa, no término da primeira Reunião de Planificação que, dentre vários pontos, fez uma profunda reflexão sobre actos de corrupção, a nível daquele ramo de actividade.

Este assunto é despoletado, poucos dias da ocorrência de um outro esquema de corrupção, ligado ao desvio dos fundos de Apoio Directo às Escolas (ADE) envolvendo técnicos do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Mecuburi, no interior da província de Nampula.

Os indiciados reduziam, deliberadamente, os valores alocados às escolas para fins pessoais, a coberto de alguns dirigentes que, também, foram responsabilizados por este tipo de crime.

No seu discurso de encerramento da reunião de planificação, Tunzine condenou, de forma veemente, todas as práticas que põem em causa a imagem do sector de Educação e Desenvolvimento na província.

Carmelita Eduarda Raúl, inspectora da Direcção Provincial de Educação disse que existem gestores escolares que ignoram as presidências dos respectivos conselhos, chegando, mesmo, a assumir a dianteira nas comissões de compra de diversos bens, quando se recebe o ADE. A inspectora recomenda o cumprimento rigoroso dos prazos de entrega dos relatórios, relativos ao processo de gestão deste tipo de fundos.  

O encontro de dois dias recomendou a necessidade de construção de infra estruturas resilientes, o envolvimento directo na gestão escolar, o aumento de efectivo de alunos e sem qualquer tentativa de exclusão.   

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *