A Organização Nacional dos Professores (ONP/SNPM), entidade que representa os professores de todos os níveis de ensino em Moçambique, continua preocupada com a demora ou a inexistência dos subsídios, destinado a assistência médica, medicamentosa e funeral para aquela camada social.
André Janna, Secretário provincial daquela agremiação socioprofissional, na província de Nampula, lamenta o facto de, na maior parte das hipóteses, se recorrer à família do finado para aquisição de um simples caixão.
De acordo com a fonte, a outra preocupação tem a ver com a interrupção, há mais de quatro anos, do processo de tramitação de actos administrativos. Sustenta ainda que alguns professores enfrentam problemas de falta de batas e de relacionamento com os seus dirigentes.
A visão da ONP/SNPM é tornar se numa plataforma de aprofundamento de diálogo social como meio de participação no processo de definição de políticas públicas no sector da Educação, fortalecer a defesa dos direitos e interesses sócio profissionais dos professores no país, bem como a promoção de uma educação de qualidade para todos moçambicanos