Saúde conseguiu conter a onda de recusas de vacinação contra pólio em Nampula

As autoridades sanitárias dizem ter conseguido conter a onda de desinformação e de recusas constantes, as campanhas de vacinação contra as doenças de fácil contágio e propagação, na província de Nampula.

O facto foi confirmado, na manhã desta sexta-feira, por Geraldino Avalinho, do Serviço Provincial de Saúde, numa comunicação feita à volta da campanha de vacinação contra a polio, que decorreu entre os dias 8 e 12 do mês corrente, cobrindo crianças com menos de 10 anos de idade.

A fonte disse que algumas seitas religiosas, incluindo certas entidades mal-intencionadas , tentaram inviabilizar a primeira ronda do processo que teve lugar de 2 a 6 de Julho.

Graças a um trabalho intenso de mobilização popular, desenvolvido pelas lideranças locais e as comissões de gestão de recusas foi possível reduzir este cenário. Acção permitiu que na segunda ronda fossem vacinadas mais de 4.020 mil crianças, contra as cerca de 3.618 mil previstas.

Na segunda ronda de vacinação de crianças foram envolvidas 3.900 equipas de trabalho, mais de 11 mil líderes comunitários e dezenas de supervisores de diferentes níveis.

   

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *