MERCADO DE TRABALHO E FINANCIAMENTO: EBENEZER condena alegada marginalização de finalistas universitários

A Agência de Empreendedorismo Juvenil e Empresarial (EBENEZER) organismo nacional de natureza social, criada em 2019, condena o que apelida de “marginalização” de maior parte dos jovens” depois da conclusão de cursos superiores, em Moçambique.

O director geral da organização, Alfredo Nene, diz que muitos jovens finalistas não têm acesso às oportunidades de financiamento e ao mercado de trabalho, depois da conclusão dos seus estudos universitários.

A entidade agendou para Setembro próximo, o início de uma série de debates sobre variados temas, envolvendo cinco instituições públicas e privadas de ensino superior, baseadas no norte do país, nomeadamente, Cabo Delgado, Niassa e Nampula.

De acordo com Alfredo Nene, com estes encontros pretende-se encontrar mecanismos de integração dos jovens no mercado de trabalho, por forma a ganharem o seu próprio pão, depois de vários anos de formação, nalguns casos, no meio de muitas dificuldades.

Alfredo Nene faz um testemunho directo do que viveu durante os cerca de cinco anos que ficou sem nenhuma ocupação profissional, depois de concluir o ensino superior em 2017. Gostaria que os demais colegas não passassem pelo mesmo drama.

A Agência de Empreendedorismo Juvenil e Empresarial está focada na missão da ONU, na sua agenda 2030, referente aos 17 objectivos de desenvolvimento sustentável. Actualmente, desenvolve um projecto denominado “ Universidades em Acção”.               

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *