ICS: Comunicação comunitária centrada na inovação tecnológica

Três novas estações radiofónicas de nível comunitário, sob gestão do Estado moçambicano, através do Instituto de Comunicação Social (ICS), deverão entrar em funcionamento, na província de Nampula, a partir do próximo ano.

Trata-se das Rádios Comunitárias de Lunga, Nametil e Muecate, nos distritos de Mossuril, Mogovolas e Muecate que, adicionadas à outras, espalhadas pelo país, perfazem o número 86 oitenta e seis,  em todo o território nacional.

A Directora Geral do ICS disse que a sua instituição aposta, agora, na melhoria da capacidade de comunicação tecnológica, sendo por isso que estão a ser adquiridas algumas motos para o reforço das equipas móveis de educação comunitária sobre determinadas matérias.

Aissa David falava em Nampula à margem do primeiro seminário regional centro e norte das unidades móveis e que junta, na mesma sala, técnicos, provenientes de cinco delegações provinciais daquela instituição. Afirmou que foram já introduzidos novos modelos de transmissão de mensagens educativas às comunidades sobre vários temas, com enfoque para saúde e educação.  

O ICS tem uma relação de trabalho de mais de três décadas com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, através do qual, consegue obter recursos financeiros e materiais para a execução das suas actividades.

Para além da expansão das rádios comunitárias e da melhoria do seu quadro de pessoal, a instituição projecta estender o raio da maior estação radiofónica, com transmissões na cidade e província de Maputo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *