As campanhas rotineiras de sensibilização às populações sobre o processo de expansão de energia eléctrica, o seu impacto económico e social, incluindo o cumprimento rigoroso da Política anticorrupção, criada pela empresa Electricidade de Moçambique, em Dezembro de 2022 estão a produzir resultados positivos, na cidade de Nampula. O projecto de engajamento comunitário permite maior diálogo que pode ditar o alcance das metas de 27 mil novas ligações estabelecidas para este ano.
Numa ronda por alguns bairros da cidade, a nossa reportagem ficou a saber da participação directa das estruturas de base em todos os processos de expansão da rede eléctrica, na fiscalização e denúncia de indivíduos que se dedicam a práticas ilícitas.
Para algumas individualidades ouvidas pela nossa Reportagem, a expansão de energia por toda a cidade de Nampula não é apenas relevante, mas vital, a medir pelo seu contributo no desenvolvimento económico e social.
As campanhas de sensibilização das comunidades sobre o processo de expansão de energia eléctrica, inseridas no projecto de engajamento comunitário de electrificação do país, vieram mais uma vez dinamizar o processo de expansão de energia na urbe.
Ao longo do ano prestes a terminar, as actividades consistiram na realização periódica de sessões de palestras em todos os bairros previamente seleccionados e que continuam às escuras. a ideia era tentar satisfazer a grande ansiedade dos moradores locais e evitar que estes não se colocasse em esquemas ilegais, caracterizados, sobretudo, por roubo de energia.
Nestas interacções, a população tem a oportunidade não só de fazer questionamentos ao pessoal da EDM, mas também, assumir o compromisso de colaborar com as equipas técnicas em tudo que for necessário para a materialização dos objectivos do governo nesta vertente.
Mais do que participar no projecto de engajamento comunitário, a população da chamada capital do norte congratula o trabalho de expansão da rede e reitera a flexibilidade das equipas técnicas, facto que fez com que, em menos espaço de tempo, a maior parte das zonas que eram inabitáveis, se transformassem, hoje, em autênticos centros de entretenimento e de atracção de negócios.
Para algumas entidades ouvidas pela nossa reportagem, a divulgação e o cumprimento rigoroso da Política anticorrupção da EDM, aprovada em Dezembro em 2022, concorre, igualmente, para a redução de vários desmandos que ocorreram no passado.