“Um distrito, uma estação meteorológica”: Nampula falha Resposta Presidencial 

Quando restam poucos dias para o fim do segundo mandato do Governo de Nyusi, Nampula ainda não conseguiu cumprir, de forma integral, o plano de implantação de estações meteorológicas em todos os distritos daquela província. 

No quadro da iniciativa “um distrito, uma estação meteorológica”, o Conselho Executivo Provincial de Nampula, através do sector dos Transportes e Comunicações implantou apenas duas estações meteorológicas nos distritos costeiros de Memba e Mossuril, inauguradas nos meados do ano em curso. 

O Delegado do Instituto Nacional de Meteorologia, Achado Jamal Paiva, não avança os factores que ditaram o incumprimento desta orientação de alto nível, mas diz que está em perspectiva a criação de outras duas estações nos distritos de Moma e Ribáue. Todos os processos de natureza técnica e administrativa foram já tramitados, devendo o projecto arrancar antes do final do ano.

Para os entendidos na matéria, estação meteorológica é um local onde são recolhidos dados para a análise do tempo e do clima, sendo também conhecidas como estações climatológicas. As estações meteorológicas são equipadas com instrumentos que medem e registam variáveis meteorológicas, como: Temperatura (termómetro), Vento (anemómetro), Chuva (pluviômetro), Pressão atmosférica (barômetro), Radiação solar (pirômetro) 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *