Ensino Técnico profissional: Raparigas apostam no manejo de ferramentas mecânicas e digitais

Estudantes do sexo feminino estão a aderir massivamente na formação técnica e profissional, em áreas outrora consideradas de maior predominância masculina. Esta foi a maior constatação feita pela nossa equipa de reportagem no decurso dos exames de admissão para o ingresso ao ensino técnico profissional, a nível da cidade de Nampula.

Segundo Manuel Naife-Director do Instituto Industrial e Comercial 3 de Fevereiro em Nampula, dos mais de 1000 candidatos submetidos ao processo de exames, acima da metade são do sexo feminino e com aposta nos cursos de ~Mecânica Industrial, Electricidade, incluindo de Tecnologias de Informação e Comunicação.  

A instituição afirma estar a promover políticas afirmativas centradas na equidade de género e encoraja a participação massiva da camada feminina na formação técnica, como forma de aceder ao mercado de trabalho, sem quaisquer constrangimentos.   

O Instituto Industrial e Comercial 3 de Fevereiro de Nampula, a maior instituição pública deste ramo de actividades, a nível da região, registou um decréscimo na ordem de 10 por cento, no concernente aos novos ingressos, comparativamente ao ano passado, devido a factores adversos.    

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *