Nampula: Secretário de Estado desencoraja conduta desviante na classe jornalística  

O Secretário de Estado na Província de Nampula, Plácido Nerino Pereira, desencoraja o que classifica de “conduta desviante” por parte de certos profissionais de comunicação social que operam em Moçambique e naquela parcela do país, em particular.

O dirigente teceu estas considerações durante uma audiência que concedeu na segunda-feira (17) aos órgãos sociais da Associação dos Jornalistas da Província de Nampula (SOMOS), uma agremiação sem fins lucrativos, de âmbito provincial.

De acordo com o dirigente, apesar do maior contributo prestado, alguns profissionais têm pautado por comportamentos que atentam contra os princípios normativos da classe.

No encontro com a direcção da SOMOS, Plácido Pereira informou-se dos objectivos daquela organização, sob ponto de vista de desenvolvimento da província e da necessidade da capacitação de todos os jornalistas, baseados na província, em matérias ligadas, sobretudo, à ética e deontologia profissionais.

Os Presidentes do Conselho de Direcção Executiva e da Mesa da Assembleia Geral, Chimoio Marques Selemene e Luís Alberto Rodrigues apresentaram, sumariamente, aos estatutos da SOMOS, incluindo o projecto de Redacção Única ao novo dirigente do Conselho de Representação de Estado.

Trata-se de um “espaço de reencontro” dos profissionais de comunicação não apenas para efeitos de redacção, pesquisa, mas também, de partilha de conhecimentos entre os chamados decanos e os principiantes. Falou-se, igualmente, sobre a importância da participação dos jornalistas (públicos e privados) na gestão autárquica, através da divulgação do Código da Postura Autarquia e de outros instrumentos normativos, vigentes a nível das autarquias.

Em resposta, Plácido Nerino Pereira, antigo Director Nacional de Desenvolvimento Autárquico, saudou todas as iniciativas e prometeu prestar todo tipo de apoio, em função das condições existentes.

O Secretário de Estado em Nampula lembrou aos membros da SOMOS da importância do pagamento de jóias e quotas, uma das bases de sustentabilidade de qualquer organização sem fins lucrativos.   

A Associação de Jornalistas da Província de Nampula foi oficializada no finais de 2022,numa cerimónia testemunhada pelo então Secretário de Estado, Mety Oreste Gondola. Actualmente, conta com mais de 30 membros efetivos, contra os anteriores 12 que participaram da constituição. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *