O Conselho Autárquico da cidade de Nampula continua a lamentar a queda acentuada de receitas, originada pela fuga ao fisco, associada aos protestos pós-eleitorais que ditaram a paralização de algumas actividade comerciais.
A preocupação foi manifestada pelo respectivo Presidente, numa avaliação preliminar sobre o nível de colecta de receitas locais, a nível da autarquia. O dirigente afirma que o mercado grossista e retalhista do Waresta, baixou para menos de metade a sua capacidade de fornecimento de receitas.
Localizado no Posto Administrativo de Natikire, o mercado do Waresta abastece, para além da capital provincial, alguns distritos circunvizinhos, incluindo as cidades costeiras de Nacala, Ilha de Moçambique e Angoche.
No período de maior movimentação de vendedores de produtos alimentares, a receita diária colectada naquele recinto comercial é estimada em 200 mil meticais, valor que, agora, reduziu para menos de metade, o que compromete, sobremaneira, os planos orçamentais da edilidade.