MOÇAMBIQUE/BOTSUANA: Assegurada ligação aérea entre Maputo e Caberone 

Moçambique poderá, nos próximos tempos, introduzir as ligações aéreas entre Maputo e Gaberone, capital da na República do Botsuana, ao abrigo de um acordo de promoção turística rubricado entre os dois governos.

Ainda no quadro desta parceria, as autoridades governamentais do Botsuana projetam a construção de depósitos de combustíveis no Porto de Maputo e reforçar a capacidade de exportação de minerais, através da Linha Férrea do Limpopo.

O Presidente de Moçambique, Daniel Francisco Chapo, considera de extrema importância esta parceria, sobretudo no que diz respeito à promoção do turismo da praia e do interior.

 “Os dois países podem conciliar o turismo do interior e da praia”, disse Chapo, lembrando que “se alguém pretende hoje, viajar de Maputo para aquele país vizinho é obrigado a passar pela República da África do Sul, num percurso de cerca de seis horas, contra apenas 55 minutos que deveria efectuar entre Maputo e Caberone”.

Na sua recente visita a província de Nampula, o Presidente de Moçambique, Daniel Chapo encontrou-se, na cidade de Nacala porto, com o seu homólogo do Botsuana, Duma Gideon Boko, com quem abordou varias questões tendentes a viabilizar alguns acordos rubricados com os anteriores governos.

Uma das questões consideradas de vital importância tem a ver com a necessidade da reabilitação urgente de uma parte da Linha de Limpopo para permitir o escoamento de minerais, explorados no Botsuana, para efeitos de exportação a partir do Porto de Maputo, em Moçambique.   

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *