Famílias vulneráveis a ciclones terão casas melhoradas em Mossuril. Margarida Talapa anuncia apoio para dois idosos   

Pelo menos 100 famílias da localidade administrativa de Namitatari, distrito costeiro de Mossuril, em Nampula passarão a viver nas melhores condições, a partir deste ano, se o projecto de construção tecnológica de habitações for materializado.

O projecto a ser desenvolvido pelo governo do distrito, em parceria com algumas organizações da sociedade civil, prevê a construção inicial de 100 habitações em Muanona, sendo 69 para as populações afectadas pelo ciclone jude e 39 para as famílias acolhedoras.

O diretor distrital de Planeamento e Infraestruturas de Mossuril, Paulo Luciano Nadala, disse que serão usadas várias modalidades, sendo uma de material misto e outra, com base em tijolos queimados e chapas de zinco. Cada uma das casas está orçada em 120 mil meticais, no quadro de um financiamento de vários parceiros que integra a KULIMA, UNI HABITAT E UNICEF, entre outros.         

Para o efeito foi já parcelada uma área de 15 hectares, dos quais 8.5 destinam-se ao projecto das 100 casas iniciais, um centro de saúde, centro comunitário e um campo de futebol.

A Presidente da Assembleia da República de Moçambique, Margarida Talapa prometeu apoiar, com os seus próprios recursos, na construção de duas casas para igual número de idosos.

O abrigo de Muanona faz parte de um total de seis que foram criados, depois da tempestade de Março e acolhe até ao momento, um universo de 30.315 pessoas, correspondentes a 7.677 famílias.

O maior constrangimento está relacionado com a corrente eléctrica e de água potável. Os dois tanques, com capacidade de mil litros existentes no centro de reassentamento, são dependentes da água que é transportada diariamente, a partir de Chocas Mar, cerca de 40 quilômetros. 

Para minimizar o problema, a UNICEF acaba de concluir o estudo geofísico para a  instalação de bombas manuais em Muanona para beneficiar todos os moradores locais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *