O Presidente do Município de Nampula, Luís Giquira, poderá, reunir em breve, com alguns agentes económicos com o objectivo de os esclarecer sobre o projecto de criação dos centros fixos de venda de refeições confeccionadas localmente, ou de pronto consumo, em substituição dos vulgos take away,s.
As “praças de alimentos”, estarão localizadas em determinados locais, a serem identificados pela edilidade, por onde os clientes deverão se dirigir para tomarem as suas refeições, sem qualquer tentativa de perturbação da mobilidade urbana ou pôr em causa o saneamento do meio, conforme referiu, o respectivo presidente, em contacto com a comunicação social.
Recentemente, o Conselho Municipal da cidade de Nampula decidiu remover todos os take away,s em todas as avenidas para dar lugar ao projecto da melhoria da rede viária, sobretudo, a nível da zona de cimento.
Como resultado, muitos praticantes daquele tipo de negócio e parte dos seus trabalhadores ficaram sem nenhuma ocupação. Nas horas de intervalo, funcionários e estudantes, incluindo vendedores informais são obrigados a amarrar os cintos, por falta de comidas quentes.
Take-away, também conhecido como “comida para viagem” ou “takeout”, é um serviço em que o cliente faz um pedido em um restaurante ou estabelecimento para consumir em outro local, fora do estabelecimento