O antigo Secretário-geral do Partido da FRELIMO e membro da Comissão Política daquela força política, Filipe Chimoio Paúnde apela aos moçambicanos para a observância rigorosa das medidas mais elementares de prevenção sobre a impox, habitualmente conhecida por varíola dos macacos.
O Político está em Nampula (maior círculo eleitoral de Moçambique), em mais uma missão do Partido no poder, inserida na monitoria do processo de consolidação das bases e do nível de cumprimento do Programa Quinquenal do Governo, no seu primeiro ano de mandato, depois de vários meses de discórdia popular, pelos resultados eleitorais de 2024.
Em relação ao impox, Filipe Chimoio Paúnde desencoraja o aperto desnecessário das mãos, sublinhando que “basta um simples bom dia”, incluindo o recurso sistemático aos beijos.
De acordo ainda com a fonte, a visão da FRELIMO é ver o povo saudável, dinâmico e com capacidade de trabalhar para o desenvolvimento do país.
Em Moçambique, importa recordar, a varíola dos macacos eclodiu na província nortenha do Niassa e, devido à sua propagação, todo o território nacional encontra-se em alerta máximo. O Governo, através do Ministério da Saúde e outras entidades têm vindo a disseminar mensagens educativas em todas as comunidades urbanas e rurais.