O Conselho Municipal de Nampula passa, a partir deste ano, a controlar todos os movimentos dos operadores de transporte semi colectivos de passageiros que fazem rotas urbanas e suburbanas.
O Presidente da autarquia, Luís Giquira disse que a acção consistirá na colocação do sistema GPS (Sistema Global de Navegação por Satélite) em todas as viaturas, licenciadas para o exercício de actividade de transporte de pessoas.
O objectivo desta iniciativa, bastante aplaudida pelos munícipes, tem a ver com o combate ao fenómeno de encurtamento de rotas estabelecidas, incluindo o uso de viaturas com graves problemas mecânicos.
Com uma simples GPS será possível garantir o rastreamento de rotas e constatar qualquer anomalia que possa resultar na penalização do infractor.
No quadro das celebrações dos 69 anos da cidade de Nampula, Luís Giquira anunciou, igualmente, a entrada em vigor do projecto de perfuração de água, ao preço bonificado, estando em respectiva a aquisição do respectivo equipamento, dentro dos próximos dias.
Segundo o Presidente do Município de Nampula, ao longo dos cerca de um ano e seis meses de mandato, foram desenvolvidas várias acções inovadoras. Para além do sistema digital de cobrança de impostos e taxas diversas, prossegue, na sua fase conclusiva, a campanha intensiva de legalização de empreitadas.