O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), uma das formações políticas da oposição no país, desvaloriza todo esforço do Conselho Autárquico de Nampula, no que tange, sobretudo, à melhoria da rede viária urbana.
Américo Iemenle que presidiu o município, interinamente, depois do assassinato de Mahamudo Amurane, a 4 de Outubro de 2017, diz que o trabalho de reabitação das vias de acesso está a ser restringido à zona de comento, em detrimento dos bairros da periferia, onde reside maior parte dos munícipes.
Reagindo à volta destes argumentos, Luís Giquira fez uma demonstração dos equipamentos recentemente adquiridos e com se destinam as intervenções nas estradas de terra batida.
De acordo com Luís Giquira, o plano de reabilitação da rede viária na cidade de Nampula, actualmente, com cerca de um milhão de habitantes, deverá terminar antes do final do ano.
O Movimento Democrático de Moçambique considera-se o único partido com capacidade de governação local, com exemplos visíveis, na cidade da Beira e por cerca de três anos e meio, em Nampula.