Em Nampula, os administradores distritais receberam orientações superiores sobre a necessidade de aumentarem as áreas de cultivo na presente campanha agrícola, no sentido de darem resposta à grande procura pelos produtos alimentares e de rendimento nos próximos tempos.
Esta actividade será adicionada ao sistema de manutenção rotineira das vias de acesso que ligam os campos de produção e os principais mercados agrícolas, da província.
Para o efeito, foram assinados esta sexta-feira, os memorandos de entendimento entre o Conselho executivo e os governos de alguns distritos da província, estabelecendo, deste modo, o uso responsável dos tractores para o desenvolvimento da actividade agrícola e na melhoria da rede de estradas.
Nesta primeira fase, a frota de tractores, munidos dos respectivos atrelados seguem para os distritos de Malema, Nacaroa, Liupo e Muecate, distritos que apresentam melhores resultados agrícolas, mas com graves problemas de vias de acesso.
César Nacuo, Administrador de Liupo, disse que o novo tractor será encaminhado para a Localidade de Nacacana, onde foram demarcados cerca de 100 hectares para 50 produtores. O objectivo consiste na produção de gergelim e girassol, a partir desta época chuvosa.
Em tempos livres, o meio de transporte servirá na obra de melhoramento de algumas vias de acesso que ligam a sede do distrito aos postos administrativos de Corane, Quixaxe e Namaponda, nos distritos de Meconta, Mogincual e Angoche, respectivamente.
Para além dos distritos acima mencionados, alguns PACES (Pequenos Agricultores Comerciais Emergentes de Ribáuè e Larde foram, igualmente, contemplados neste projecto.
