O Gabinete Central de Recuperação de Activos (GCRA) diz estar ciente de que existem evidências claras sobre o seu envolvimento em esquemas de corrupção. Ana Sheila Marrengula, directora daquela instituição, a nível central, disse em Maputo, terem sido recuperados, nos últimos cinco anos, mais de 27 biliões, 185 milhões, 894 mil meticais.
Ana Sheila Marrengula está satisfeita com o trabalho desenvolvido pela instituição que dirige, a medir pelos resultados alcançados, no que tange, sobretudo, à investigação patrimonial e financeira.
Apesar deste grande esforço, a Directora do Gabinete Central de Recuperação de Activos fala de enormes desafios, relacionados com a insuficiência orçamental para a implantação das representações provinciais, da fraca capacidade tecnológica na tramitação de vários processos, entre outras preocupações.
O Gabinete Central de Recuperação de Activos foi criado a cerca de cinco anos e tem a missão de identificar, rastrear, apreender, e recuperar activos ou produtos que estejam no esquema da actividade ilícita ou criminosa, dentro e fora do território nacional.
