Está na sua fase conclusiva o processo de mobilização de recursos financeiros, junto do Banco Mundial (BM) para a realização do estudo ambiental para a construção de uma nova barragem sobre o rio Monapo, mas concretamente, no distrito de Rapale.
Segundo Carlitos Omar, Director Geral da ARA Centro/Norte, o estudo está orçado em 150 milhões de dólares americanos, actividade que deverá iniciar, nos princípios do próximo ano.
“O governo não está parado em relação à situação de Nampula. É uma preocupação imensa, nós chegarmos em Setembro, Outubro, Novembro e estarmos a passar numa situação em que passamos hoje”, Observou Carlitos Omar.
A fonte disse que o estudo ambiental a ser desenvolvido em breve vai permitir a orçamentação do projecto de construção da empreitada que, segundo cálculos preliminares, poderá ir além dos 500 milhões de dólares.
Para a nossa fonte, a barragem, com capacidade para mais de 50 milhões de metros cúbicos de água, ou seja, 16 vezes mais, da existente, poderá superar o problema de falta de água na cidade de Nampula, actualmente, cerca de 900 mil habitantes.