Um jovem de 23 anos de idade, identificado pelo nome de Lito Rito Sebastião, residente na vila de Nametil, sede do distrito de Mogovolas, encontra se sob cuidados médicos, na cirurgia 2 do Hospital Central de Nampula, depois de ter sido alvejado pela polícia, numa disputa de pedras preciosas, na zona mineira de Mavuco, Posto Administrativo de Chalaua, em Moma, sul da província de Nampula.
O incidente ocorreu na última quarta-feira (19), numa altura em que a vítima, se encontrava a efectuar o garimpo, na companhia de sete dos seus amigos, quando foi interpelado por uma equipa policial que, logo de imediato, começou a descarregar uma rajada de balas verdadeiras, contra os exploradores ilegais de recursos minerais. O tiro perfurou a costela, tendo depois atingido o braço esquerdo.
Do local do incidente, a vítima foi socorrida por um “samaritano” que o levou de motorizada ao Hospital Distrital de Mogovolas, mas as autoridades de saúde condicionaram o desembolso de 3. 700 meticais para o abastecimento da ambulância para evacuação do doente ao Hospital Central de Nampula.
Em conversa com a nossa equipa de reportagem, a partir da cama 26 da Cirurgia 2, Rito Sebastião disse que a sua chegada a Nampula, foi graças ao aluguer de uma viatura particular ao valor relativamente inferior ao que era solicitado pela Saúde.
Uma fonte anónima, disse que o agente da PRM em causa foi já identificado, mas o processo sobre esta matéria foi sonegado.