O Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) assume o compromisso de continuar a prestar apoios multiformes ao Governo de Moçambique e ao seu apoio na consolidação da equidade de género no país.
Roberto Manjate, representante do UNFPA em Moçambique fez estas declarações na manhã desta quinta-feira, durante a primeira Conferência Nacional sobre Masculinidades Positivas e Engajamento do Homem, evento que tinha por objectivo, influenciar os actores chaves no aumento e fortalecimento da responsabilidade dos homens e rapazes na construção de masculinidades positivas.
“ Gostaria de reforçar o compromisso do UNFPA com o Governo de Moçambique e parceiros, mas sobretudo, as mulheres, homens, raparigas e rapazes para o alcance de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos possam viver com dignidade e respeito”, sublinha Manjate.
Segundo Manjate, com apoio da Suécia, Canada e Finlândia, mais de oito mil rapazes foram submetidos a sessões de sensibilização sobre violência baseada no género e promoção de masculinidade positiva nas províncias de Nampula, Zambézia e Niassa.
Para aquele dirigente, não é possível falar de igualdade de género sem chamar os homens e rapazes para esta conversa, referindo que eles são actores chaves para a mudança.
A fonte conclui a sua explanação, com o argumento de que “cabe a todos e todas promover modelos masculinos que facilitem que os rapazes se tornem sensíveis ao género e que permitam aos homens reconhecer a dignidade inerente a todos os seres humanos”.