Do edifício emprestado: Dom Inácio Saúre interessado pelo despejo da Universidade Rovuma  

O Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saúre, continua preocupado com o que classifica de “ expropriação”, por parte do Estado, de grande parte das infra-estruturas, pertencentes à Igreja Católica e sem qualquer interesse de devolução.

O Sacerdote destaca, dentre vários edifícios, a antiga Missão de São Pedro, no bairro de Napipine, onde funcionou (por várias décadas), por meio de empréstimo, a Universidade Rovuma, instituição pública de ensino superior.  

O Arcebispo de Nampula disse ter abordado esta preocupação ao então Governador da província, Manuel Rodrigues Alberto, mas sem qualquer resultado.

“Isto nos preocupa muito. A Igreja ficou pouco fragilizada, porque, por razões históricas, tinha infra estruturas nacionalizadas. Algumas foram devolvidas e outras não. A igreja gostaria de ver essas infra estruturas de volta”, disse Dom Inácio Saúre, durante um encontro de cortesia com o Secretário de Estado na Província de Nampula.

Em resposta, o Secretário de Estado em Nampula, Plácido Pereira afirmou, sem entrar em detalhes, que o Estado moçambicano está a trabalhar com a Igreja Católica. Da reitoria da Universidade Rovuma ainda não conseguimos obter qualquer reacção à volta desta matéria.         

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *