Fraca cobertura da rede sanitária aumenta taxa de mortalidade materna em Moma    

Problemas relacionados com a reduzida rede sanitária no distrito de Moma, sul da província de Nampula, estão a contribuir, sobremaneira, no aumento das taxas da mortalidade materna, naquela região.       

Dados em nosso poder indicam que cinco mulheres grávidas morrem numa média mensal, na localidade de Jagoma, uma das regiões mais populosas do distrito de Moma.

Segundo as autoridades administrativas daquela região, a situação é preocupante, dada a distância percorrida entre aquela divisão administrativa à vila sede do distrito de Moma.

Cacilda Guimarães, chefe do Posto Administrativo de Moma–sede disse que a localidade nunca teve unidade sanitária e nem sequer se beneficiou bem como dos serviços de saúde, facto que aliada à longa distância de 40 quilómetros que priva os serviços daquela população.

A dirigente precisou que nos últimos dias tem casos de mortes com destaque para as mulheres grávidas e crianças que procuram chegar a um Centro de Saúde mais próximo.

A CESC (Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil) e membros da Assembleia Provincial de Nampula promovem auscultação pública nas comunidades e dizem ser urgente a edificação de um Centro de Saúde naquele povoado.   

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *