O Governo de Moçambique acaba de lançar um projecto inovador que visa levar acesso à Internet às escolas do país, principalmente nas zonas rurais. A iniciativa pretende reforçar o sistema de ensino e de aprendizagem, facilitando os trabalhos de pesquisa nas escolas.
A cerimónia oficial de lançamento do referido projecto teve lugar na Escola Secundária da cidade de Alta em Nacala-Porto, onde o governo destacou a importância da conectividade para o futuro da educação em Moçambique.
O projecto prevê a instalação de Internet de alta velocidade em várias escolas do país, garantindo que alunos e professores tenham acesso ao mundo do conhecimento na modalidade “online”.
Para o Chefe do Estado este é um passo significativo para a modernização do ensino, sublinhando que “queremos reduzir a desigualdade digital e proporcionar aos nossos alunos as mesmas oportunidades de pesquisa e inovação que existem nas áreas urbanas”
Os alunos aplaudiram a iniciativa, que na sua óptica representa uma grande mudança, sobretudo no acesso a materiais didácticos actualizados e diversificados.
O projecto será implementado gradualmente, com prioridade para escolas em zonas rurais, onde o acesso à Internet ainda é limitado. Além da infra-estrutura tecnológica, o projecto inclui uma série de formações aos professores e alunos em matérias tecnológicas.