HORAS EXTRAS E SEGUNDO TURNO: ONP em Nampula pressiona governo para amortização da dívida de 600 milhões de meticais

O Secretariado Provincial da Organização Nacional dos Professores (ONP/SNPM), em Nampula está envolvido em intensas negociações com as autoridades governamentais locais para amortização, com a máxima brevidade possível, da dívida de mais de 600 milhões de meticais, resultantes das horas extras e segundo turno, no sector de Educação.

O Secretário provincial daquele órgão sindical e sócio profissional, André Janna, reconhece o esforço desenvolvido pelo governo no sentido de reduzir a dívida que, em Janeiro passado, chegou a atingir a fasquia de um bilião de meticais.

Para além deste valor em causa, segundo o nosso entrevistado, o governo de Nampula tem um valor de aproximadamente, 68 milhões de meticais, que se destina à assistência médica e medicamentosa aos funcionários da educação.

O maior constrangimento está patente no desembolso tardio dos fundos para a despesas fúnebres, o que faz com que, nalguns dos casos se recorra ao ajiotismo para efeitos de sepultura daquele que, em vida deu maior contributo para si, para a família, incluindo o próprio Estado.

A província de Nampula conta com 33 mil funcionários afectos ao sector de Educação e Desenvolvimento Humano. Deste número, mais de 18 mil são membros da Organização Nacional dos Professores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *