Decorre desde segunda-feira (3 de Março) até ao dia 9 de Maio de 2025 em todo o País, a Prova Anual de Vida (PAV) dos pensionistas do sistema de segurança social obrigatório, gerido pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS),
Em comunicado de imprensa enviado à nossa redacção, o INSS exorta a todos os pensionistas no sentido de se dirigirem, dentro do prazo estabelecido, aos serviços do INSS, ao nível das delegações provinciais, delegações distritais e postos de atendimento, mais próximos das suas residências, a fim de realizarem a prova de vida.
Para o ano de 2025, a PAV abrangerá mais de 133 mil pensionistas em todo o país, entre os de velhice, sobrevivência e invalidez, e, a falta da sua realização, até ao dia 9 de Maio do ano em curso, implicará a suspensão da pensão.
A PAV, que desde o ano de 2018 decorre de forma biométrica, compreende a captação da imagem do pensionista e das impressões digitais, contribuindo para a transparência, celeridade e credibilidade do processo. A PAV é um procedimento administrativo que consiste na verificação física da existência do titular da pensão, para a continuidade da recepção da mesma.