MOZ NORTE: Nove mil alunos saem debaixo de árvores e das salas precárias em Nampula     

O Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS) através do Projecto Moz Norte assegura a construção de salas de aula convencionais, por forma a acomodar os alunos que, ainda estudam em condições deploráveis ou debaixo das árvores.

Segundo Inácio Rabuço, assistente de Infra-estruturas do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável, na província de Nampula, até ao momento,  foram já erguidas 14 infra estruturas em oito dos 23 distritos, maioritariamente, dos ramos da Educação, Saúde e de Abastecimento de água.    

De acordo ainda com o nosso entrevistado, espera-se que, a partir do próximo ano, cerca de nove mil alunos deixem de assistir às aulas em condições desumanas ou ao ar livre.

O projecto visa melhorar os meios de subsistência das comunidades vulneráveis através do apoio à agricultura e pesca, conservação de recursos naturais, e melhoria de infra-estruturas como escolas e sistemas de água.

O MozNorte é um projecto de resiliência rural implementado em Cabo Delgado, Niassa e Nampula, com a duração até 2026 e orçado em 150 milhões de dólares americanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *