Crianças de diferentes pontos das províncias de Moçambique estão a beneficiar de educação financeira, à luz de um programa, denominado Conta com o Moza, com o objectivo de incutir naquela camada infantil, a cultura de poupança.
Desenvolvido desde o ano de 2022, o projecto já cobriu onze distritos das regiões centro e norte do país, segundo revelou, na cidade de Nampula, Márcia Silva, Directora dos Recursos Humanos, a nível daquela instituição bancária.
Segundo Márcia Silva, o impacto do projecto já é visível na mudança de comportamento das comunidades abrangidas, que já demonstram preocupação em ter uma conta bancária e canalizar os seus recursos, “salvaguardando o presente e o futuro”.
Paralelamente àquela actividade, de acordo ainda com a fonte, no ano passado o Banco estabeleceu uma parceria com a Fundação Fernando Leite Couto, através da qual se criou uma peça teatral, designada “ saber sonhar o amanhã” , para incentivar bons hábitos de poupança no seio das crianças.
A Directora dos Recursos Humanos do Moza Banco falava na cerimónia de entrega de material escolar às crianças órfãs e vulneráveis, acolhidas por um grupo de missionários. A doação faz parte de cerca de cinco mil kits de material escolar, adquiridos por aquela instituição para as crianças carenciadas em vários pontos da República de Moçambique.