Nampula acolhe Conferência Nacional sobre Masculinidades Positivas e Engajamento do Homem

A Cidade de Nampula acolhe esta quinta-feira a Conferência Nacional sobre Masculinidades Positivas e Engajamento do Homem, com o objectivo de influenciar os actores chaves no aumento e fortalecimento da responsabilidade dos homens e rapazes na construção de masculinidades positivas, apoio aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, raparigas e igualdade de género em Moçambique.

Promovido pela Rede Homens pela Mudança (HOPEM) e Parceiros, o evento servirá de oportunidade para a partilha das melhores conquistas, boas práticas, lições e desafios apreendidos no contexto do envolvimento dos rapazes e homens pela igualdade de género.

Os estudos e experiências internacionais mostram claramente que os meninos adolescentes e os homens jovens são aliados críticos nos esforços pela igualdade de género e pela concretização dos direitos sexuais e reprodutivos dos adolescentes e jovens e que eles devem ser proactivamente e positivamente envolvidos. Os rapazes podem ser educados para desafiar os estereótipos de gênero, promover construções positivas de masculinidade, e praticar atitudes e comportamentos com base na igualdade e no respeito pelos direitos humanos.

Foi a partir da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento do Cairo (1994) e a Conferência Mundial sobre a Mulher de Beijing – Plataforma de Acção de Beijing (1995), que se reconheceu a necessidade de se prestar atenção em todas iniciativas e debates a inclusão e participação masculina de modo a envolver-lhes nas questões de igualdade e equidade de género, violência baseada no género (VBG), direitos e saúde sexual e reprodutiva (DSSR).

Em Moçambique, por exemplo, a questão do engajamento dos rapazes e homens na promoção da igualdade e equidade de género começou a tornar-se visível com o surgimento da Rede Homens pela Mudança (HOPEM) em 2009.   

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *