Três operadores de moto táxi morreram e outros, em número não especificado, contraíram ferimentos em seis casos de assalto e roubo de motorizadas, registados este ano, na província de Nampula.
O caso mais recente ocorreu nos princípios do mês passado no Posto Administrativo de Chalaua, distrito de Moma, onde um grupo de indivíduos (fazendo se passar de clientes) apoderou-se de duas motorizadas, depois de desferir fortes golpes aos respectivos ocupantes.
“Enfrentamos muitas dificuldades que não conseguimos ultrapassar, por isso que afirmamos que 20 24 é um ano negro para a nossa associação”.
O Presidente da Associação dos Voluntários para Organização e Orientação de Moto Taxistas de Nampula (AVOTANA, Albertino José, disse que a sua organização está muito chocada com o aumento da criminalidade na província e que tem, nos moto taxistas, alvos preferenciais dos malfeitores.
Para contornar este cenário, AVOTANA diz ter lançado uma campanha de sensibilização aos seus membros no sentido de evitarem as movimentações nocturnas e em zonas consideradas de risco.