As províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa posicionaram-se no topo das exportações de produtos diversos, com enfoque para os do ramo agrário, em 2024, com uma percentagem de 53 por cento. Os rendimentos resultantes desse processo são calculados em quatro biliões e setenta e oito milhões de meticais.
Os dados foram partilhados na cidade de Nampula, pelo Secretário de Estado do Comércio, António Crispos, durante a conferência regional norte da Moz export, evento que decorre sob o lema: diversificar e aumentar as exportações no mercado preferencial.
Crispos disse aos conferencistas que o processo de exportação dos produtos agrícolas ganhou maior dinâmica, em 2024.
Segundo o dirigente, a balança de pagamento reduziu significativamente no mesmo período, facto que cria novas perspectivas para Moçambique e a conferência de Nampula pode ser mais uma oportunidade para todos os actores económicos.
A Mozexport é uma iniciativa do Ministério moçambicano da Economia lançada oficialmente, no passado dia 25 de Abril, numa cerimónia solene ocorrida na cidade da Beira em Sofala. O objectivo é garantir a divulgação dos acordos rubricados entre vários Estados a nível global, por forma a obter vantagens nas respectivas economias.