NAMPULA: Educação desencoraja estigma às crianças com necessidades especiais nas escola

A Direcção provincial da Educação e Desenvolvimento Humano, em Nampula desencoraja práticas de estigma e de discriminação nas escolas e instituições de formação técnico profissional, defendendo deste modo, a promoção das línguas de sinais.

O chefe do Departamento da direcção pedagógica, Gestão e Garantia de Qualidade, Castelo Silvano, sublinha que a integração das crianças com necessidades especiais no processo educativo constitui uma das maiores prioridades.

Os cursos profissionalizantes, direcionados ao primeiro grupo de adolescentes e jovens da cidade de Nampula e da vila distrital de Rapale, ministrados no quadro do projecto Saber, contaram com um número considerável de alunos com necessidades especiais, o representante da direcção provincial de Educação e Desenvolvimento Humano, convida a outras instituições a seguirem o mesmo exemplo.

De acordo com Chimoio Marques, da Go Moçambique, durante cerca de três meses, os cerca de dois mil jovens e adolescentes aprenderam matérias diversificadas que os possibilitem a participar dos concursos para o mercado de trabalho ou criar projectos de auto emprego.

A cerimónia foi dirigida pelo director provincial da Juventude e Desportos que, no seu discurso, mostrou-se impressionado com a iniciativa. Alguns representantes do governo, corpo docente e administrativo, graduados e seus familiares, fizeram parte do evento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *