A província de Nampula projecta uma evolução na ordem de cinco por cento da produção global, ao passar de 141, 61 milhões de meticais, em 2024 para 148, 69 milhões, no ano em curso.
A produção industrial poderá igualmente registar um incremento significativo na ordem de 30 por cento, devendo atingir 39 mil milhões de meticais, contra 30 mil milhões em 2024.
De acordo com o governador da província, no âmbito de comercialização agrícola, as projecções apontam para um crescimento de 2 porcento de produtos diversos, passando dos anteriores cinco milhões, quatrocentos, noventa e oito mil toneladas para cerca de seis milhões, em 2025.
Eduardo Abdula disse na segunda sessão ordinária da Assembleia provincial que o Plano e Orçamento Provincial (POP) prevêem uma boa gestão económica e social do seu executivo, visando a materialização das acções prioritárias e que impactam, de forma directa, na vida das populações.
O Chefe do executivo de Nampula afirma que a transformação estrutural da económica está numa fase crucial, sendo por isso, que se projecta a aquisição, ainda este ano, de 62 moto bombas, a construção e/ou reabilitação represas nos distritos de Eráti, Nacarôa e Meconta, para a garantia do sistema de regadio.
O POP/ 2025 contempla, igualmente, a aquisição e distribuição de 96 cabeças de gado bovino de raça melhorada, com o objectivo específico de reforçar o fomento pecuário, principalmente, em Malema, Muecate, Mogincual e Larde.
A segunda sessão ordinária da Assembleia Provincial de Nampula, maior círculo eleitoral do país, deverá terminar esta quinta-feira. O órgão integra 103 membros, sendo 63 da FRELIMO, 23 do PODEMOS, 13 do RENAMO e 4 do MDM.