Dezenas de pais e/ ou encarregados de educação participaram esta sexta-feira, em diferentes estabelecimentos de ensino primário e secundário geral, das cerimónias oficiais do arranque do ano lectivo escolar, referente à edição 2025.
Em Nampula, o acto acontece numa altura em que o grosso dos pais ou encarregados de educação ainda se queixa da falta de recursos financeiros para compra dos materiais e uniformes escolares. Alguns assalariados dizem ter gasto o dinheiro durante a quadra festiva, cientes de que as despesas subsequentes seriam suportadas pelo propalado “décimo terceiro”. Aos que se dedicam aos pequenos biscados falam de elevado custo do material didáctico, como o maior problema que afecta toda a comunidade escolar.
Ao longo da semana, muitos pais ou encarregados de educação decidiram inundar as principais ruas e avenidas da urbe não simplesmente para efectuar as compras, mas para uma avaliação dos custos reais de diversos materiais escolares.
A nível da província de Nampula, as cerimónias oficiais tiveram lugar no distrito de Mecuburi, sob orientação do respectivo governador, Eduardo Abdula que precedeu, igualmente, a inauguração da escola Primária de Namacua, no Posto Administrativo de Namina.