Comerciantes dos sectores formal e informal, a nível da cidade de Nampula, dizem ter duplicado ou triplicado as suas rendas, durante as festividades de 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana.
Os ganhos resultaram, em larga medida, da venda excessiva de vestuários, produtos alimentares, incluindo bebidas alcoólicas e refrigerantes para a passagem condigna da efeméride, segundo referiram alguns agentes económicos.
Para além da habitual variação que se impõem às mulheres, em termos de vestuário, o 7 de Abril foi, igualmente, marcado pela procura das melhores condições alimentares, sobretudo, de produtos de primeira necessidade.
A nossa equipa de reportagem fez uma ronda pelos diferentes mercados da cidade de Nampula e foi possível notar a concorrência de carne diversa, frangos e peixe fresco, com o objectivo de proporcionar à família, amigas e vizinhas, um almoço ou um jantar diferentes dos dias normais.
Nos mercados dos Belenenses e de Naloco, a maior parte dos vendedores de carne, frangos e peixe fresco, incluindo hortaliças confirmou ter passado todo o dia de segunda-feira, a somar os lucros, facto que também aconteceu em alguns, senão todos, os locais de venda de bebidas e refeições.
As vendedeiras de carvão vegetal também não perderam a mínima oportunidade de expor os seus produtos para permitir o trabalho de cozinha.