As autoridades governamentais, a nível da província de Nampula, reconheceram publicamente, esta quinta-feira, o acesso limitado das mulheres aos órgãos de tomada de decisão.
Segundo Tomé Shacuchacha, Director do Gabinete do Secretário de Estado, o governo tem a consciência de que ainda prevalecem as desigualdades em espaços de poder entre homens e mulheres no país, de um modo geral, e na província de Nampula, em particular.
O Director do Gabinete do Secretário de Estado em Nampula sublinha que várias organizações nacionais e internacionais têm vindo a assumir papel fundamental em prol da construção de uma sociedade que respeite as mulheres e livre dos preconceitos.
Apesar destes ganhos registados em Moçambique, ainda prevalecem muitos males que “testemunhamos ao sol do dia e que precisam de ser combatidos com muita veemência”.
Shacushasha endereça uma saudação especial a Rede Homens pela Mudança (HOPEM) por trazer ao debate este tema e que “ se afigura urgente e necessária a participação masculina na luta anti machista e pela equidade de género’’.
O Director do Gabinete do Secretário de Estado na província de Nampula discursava na abertura da Conferência Nacional sobre Masculinidade Positiva e Engajamento do Homem que teve lugar esta quinta-feira naquela parcela e na qual fizeram parte várias entidades ligadas a saúde sexual e reprodutiva, incluindo dezenas de jovens de ambos os sexos.