Pelo menos 50. 236 Pessoas, correspondentes a 10.194 famílias, abandonaram o distrito costeiro de Memba, em Nampula, desde semana passada a esta parte, na sequência das acções terroristas que resultaram em cinco óbitos confirmados.
De acordo com o Governador da província, Eduardo Abdula, deste número de deslocados, 33 mil são crianças, algumas das quais sem capacidade de movimentação.
O dirigente afirmou que todas as pessoas que se viram obrigadas a abandonar as suas residências, incluindo os campos de produção agrícola, necessitam de ajuda humanitária, com a maior brevidade possível.
O governador de Nampula falava na manhã desta sexta-feira, durante a cerimónia de recepção de produtos alimentares diversos, doados por um empresário radicado na vila de Namialo, distrito de Meconta.
Em jeito de solidariedade, o governo de Nampula lançou, esta semana, uma campanha de angariação de donativos para assistência directa aos necessitados e, sobretudo, os deslocados de Memba.
Denominada, “14 milhões de braços por Memba”, a campanha defende a generosidade de todos. A província de Nampula conta com cerca de sete milhões de habitantes.
