PARA ESTIMULAR O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL – Governo Moçambicano lança Estratégia de Economia Azul

O Governo de Moçambique lançou esta semana, na capital do pais, a Estratégia de Desenvolvimento Sustentável da Economia Azul (EDEA), um instrumento que visa promover a exploração de forma racional e sustentável dos recursos naturais.

A estratégia realça a necessidade de transformar os recursos marinhos e costeiros do pais em potencial de crescimento económico e desenvolvimento sustentável, para além da inclusão das comunidades locais.

Numa perspectiva do incremento do Produto Interno Bruto, o Governo Moçambicano através da economia Azul projecta até 2030 contribuir com mais de 300 mil milhões de meticais, crescimento que assenta nos investimentos estratégicos como é o caso de pesca, turismo, transporte marítimo, para além da indústria marinha.

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nhusy, a quem coube dirigir a cerimónia de lançamento da estratégia, destacou que a população local deve ser considerada como defensora dos recursos naturais, afirmando que nada pode acontecer sem o conhecimento das comunidades locais.

No que respeita à sustentabilidade, a Estratégia de Desenvolvimento de Economia Azul, coloca como desafios, as mudanças climáticas na abordagem que combina entre crescimento económico e a conservação do meio ambiente. A Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul (EDEA) 2024-2033, que foi aprovada pelo Conselho de Ministros em Julho de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *