A lta Comissária do Reino Unido em Moçambique, Helen Lewis diz estar ciente de que o projecto das cidades verdes, iniciativa que contempla Pemba, Nacala, Nampula e Beira, nas regiões norte e centro de do pais, irá dinamizar a economia nacional.
” Já falei sobre o novo investimento britânico para aqui em Moçambique, na área das cidades verdes em Pemba, Nampula, Nacala e Beira e particularmente, na protecção das comunidades costeiras”, disse a diplomata que se encontra de visita de trabalho as cidades de Nampula e Nacala porto.
O projecto surgiu da necessidade de restaurar as áreas verdes tomadas pela urbanização, centrada na promoção de uma arborização urbana consciente e planejada, gerando impacto positivo na sustentabilidade económica, social e ambiental das cidades.
Em Moçambique, o projecto das cidades verdades conta com um investimento anual de três milhões de dólares americanos até 2028.
Localizado na Europa Ocidental, o Reino Unido é um dos maiores parceiros de Moçambique, com diversos apoios direccionados, sobretudo, ao sector de água e saneamento, cobrindo cerca de 150 mil pessoas, sobretudo, das zonas rurais.