Técnicos do STAE desviam um milhão e trezentos mil meticais em Nampula

Um grupo de funcionários da função pública, afecto ao secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) no distrito de Nampula poderá responder criminalmente, pelo seu envolvimento no desvio de mais de um milhão e trezentos mil meticais, destinados ao pagamento de subsídios para 300 membros das mesas de voto.

O facto de desvio dos fundos que deixou os membros de mesa de voto em situação de desespero durante de cinco, foi confirmado na manhã deste sábado pelo Director Provincial do STAE, Luis Cavalo. 

Das diligências efectuadas, foi possível recuperar 400 mil meticais em conexão com este caso, o director distrital do STAE e os seus dois adjuntos encontram-se detidos.

Luís Cavalo disse os envolvidos neste desvio serão exemplarmente penalizados, para que situações desta natureza não se repitam no futuro. 

A intervenção das entidades superiores do STAE, em Nampula, e das autoridades da lei e ordem resultou de uma manifestação dos próprios membros da mesa que preferiram pernoitar no local de pagamento do valor. As eleições gerais da última quarta-feira, a província de Nampula contava com mais de 35 mil membros das mesas de voto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *