Seis principais suspeitos na venda e consumo de canábis sativa, vulgarmente, conhecida por suruma, foram desmantelados pela Polícia da República de Moçambique, recentemente, em Caurrupeia, uma dos mais populosos bairros da cidade de Nampula.
Dentre os detidos, está uma mulher que conforma o seu envolvimento neste tipo de prática e presta juramento em abandonar a actividade, para se dedicar a outro negócio mais rentável.
Rosa Chauque-Porta voz do Comando provincial da corporação, a detenção dos supostos traficantes de drogas, surge no quadro de uma intensa operação de vasculha das chamadas bocas de fumo, naquela parcela do país.
Os indivíduos estão neste momento a olhar o sol aos quadradinhos, numa acção que foi desenhada após denúncias constantes dos moradores, que alertavam para o aumento de pontos de venda e consumo de substâncias proibidas na zona.
A Polícia afirma ter neutralizado vários locais usados para armazenar e distribuir droga, incluindo casas arrendadas e quintais improvisados que também serviam de pontos de encontro.
Alguns populares do bairro de Carrupeia esperam que as operações prossigam, como forma de travar o consumo de drogas, sobretudo, no seio de jovens e adolescentes.
